Ajuda

Procedimento Operacional Padrão

Note: Abaixo teremos o procedimento operacional padrão do Mizu Online, com ele o usuário pode esclarecer suas dúvidas sobre o uso da ferramenta.

1 - Solicitação de Login e Login

1.1 – Acesso ao portal:

Para acesso ao portal deve-se utilizar o endereço abaixo, importante salientar que utilizamos camadas de segurança para garantir que as operações dentro do site sejam confiáveis e seguras. O Portal está certificado com o selo da Site Blindado que forneceu o certificado SSL e realiza escaneamentos periodicamente a fim de verificar vulnerabilidades no Portal.

Endereço do Portal:
https://online.mizu.com.br/login

1.2 - Solicitação de Acesso:

Para o primeiro acesso é necessário clicar no ícone “Solicitar Acesso” essa medida se faz necessária para garantir o acesso controlado ao Portal e que realmente é o cliente que está na outra ponta solicitando o acesso.

Solicitar Aesso

1.3 – Preenchimento do formulário de acesso:

O cliente deverá colocar o CNPJ completo, após isso a razão social será trazida automaticamente de acordo com o cadastro dos clientes, para novos clientes, ou seja, que não estiverem na base será inserida em releases posteriores, para prosseguir clicar em “próximo”.

Dados Empresa

  • 1.3.1 – Agora devemos confirmar o endereço da empresa, alguns campos serão trazidos automaticamente e o cliente pode alterá-los se estiverem divergentes, após o preenchimento do CEP o botão “próximo” é liberado e você pode seguir para o próximo passo.

    Endereço Emrpesa
  • 1.3.2 – Esta é a última etapa da solicitação de acesso: Preencher os dados da pessoa que irá realizar o acesso ao Portal, nome completo, e-mail, telefone, senha e re-senha devem ser idênticas e CPF, após isto, clicar em “finalizar”.

    Finalizar
  • 1.3.3 – Pronto, solicitação concluída, será exibida a mensagem que o cadastro foi concluído com sucesso, agora você pode comunicar o Comercial ou representante para que o acesso seja aprovado.

    Cadastro Sucesso
  • 1.4 – Com o cadastro aprovado, favor preencher o e-mail e senha cadastrados na etapa anterior, será necessário confirmar o recaptcha para homologar o acesso.

    Login

    Ajuda

    Procedimento Operacional Padrão

    Note: Abaixo teremos o procedimento operacional padrão do Mizu Online, com ele o usuário pode esclarecer suas dúvidas sobre o uso da ferramenta.

    1 - Emissão de pedido

    1.1 – Na tela inicial temos algumas informações como, cliente, cnpj, limite de crédito, unidade selecionada (o cliente poderá escolher outra unidade, desde que já tenha efetuado alguma compra na mesma) e usuário.
    São exibidos todos os itens nos quais o cliente possui tabela de preço, onde o cliente poderá fazer pesquisas através dos respectivos campos.Caso alguns itens não sejam exibidos, favor revisar a tabela de preço para aquele determinado item.
    A tela inicial possui alguns botões de acesso rápido, como início, financeiro, pedidos, caminhão, onde veremos de acordo com o fluxo abaixo.

    Tela Inicial

    1.2 – Partindo do princípio de um fluxo normal para emitir pedidos, o cliente poderá escolher a quantidade do material e clicar no botão “adicionar”, os itens serão disponibilizados no caminhão igual e feito em qualquer e-commerce.
    No canto superior direito irá aparecer uma janela de cor verde confirmando que os itens e quantidades foram enviados ao caminhão.
    A aba “caminhão” irá ficar destacada com o número de itens que foram adicionados, no caso se for adicionado um item o botão ficará com o número 01, dois itens número 2 e assim sucessivamente..

    Aba Caminhão

    1.3 – Para revisar o pedido clique na aba “caminhão” o cliente será direcionado para outra aba.

    Aba Caminhão

    Nesta etapa é importante que o cliente revise todas as informações do caminhão, sendo elas:

  • 1.3.1 – Condição de pagamento: É selecionada automaticamente de acordo com o cadastro do cliente, não sendo possível a alteração pelo cliente, se houver divergência o cliente pode comunicar a fábrica que irá verificar a disponibilidade e realizar a possível alteração, onde a mesma ficará disponível no portal.
  • 1.3.2 – Modalidade do Frete: Inicialmente o valor será CIF e poderá ser modificado pelo cliente para FOB, o preço será alterado conforma a seleção e desde que o cliente possua tabela de preço para aquele determinada modalidade.
  • 1.3.3 – Ao selecionar a modalidade FOB é necessário identificar um motorista e um veículo já cadastrados para retirada do material, essa medida se faz importante devido a segurança pois o material será retirado pelo motorista do cliente, caso o cliente não tenha nenhum cadastro de motorista e placa a modalidade será alterada mas o cliente deverá comunicar a unidade sobre qual veículo fará a operação de retirada.
  • Nesta tela Clique em “Incluir Pré Cadastro”

    Aba Caminhão

    Preencha os dados do veículo bem como os dados do motorista, clique em salvar.

    Aba Caminhão

  • 1.3.4 – Caso queira poderá inserir alguma informação para sair nos campos de observação da nota fiscal, como alguma orientação de entrega, horário de recebimento ou etc.Tome cuidado pois as informações inseridas sairão em documento fiscal, que poderá ser solicitada por algum órgão do governo.


  • Aba Caminhão

  • 1.3.5 – Clique em “Obras” caso deseja realizar o pedido para uma obra específica, as obras geralmente são inseridas quando o endereço de entrega do cliente é diferente do CNPJ e o cliente é uma construtora ou empreiteira.


  • Aba Caminhão

  • 1.3.6 – Nesta etapa são exibidas todas as obras cadastradas para o cliente, podendo selecionar os tipos de frete, desde que exista uma faixa de preço para aquela determinada modalidade de frete.


  • Aba Caminhão

  • 1.3.7 – Peso: Será calculado automaticamente de acordo com o peso do material e fator de conversão em tonelada.
  • 1.3.8 – Quantidade: Poderá ser alterada pelo cliente de acordo com a necessidade.
  • 1.3.9 – Existe um botão em formato de “lixeira” ele serve para excluir algum item caso necessário.
  • 1.4 – Após a revisão das informações, favor clicar em “finalizar” para confirma o envio do pedido.

    Finalizar

    1.5 – Após a confirmação será exibida a mensagem que o pedido foi criado com seu respectivo número.

    Caminhão Vazio

    2 - Acompanhamento de pedidos

    2.1 – Após a criação de pedidos o cliente poderá acompanhar a evolução na aba “pedidos” onde ele poderá verificar por status: realizado, cancelado, entregue ou clicar em últimos pedidos.

    Caminhão Vazio

    2.2 – Para visualizar os detalhes basta clicar em cima do pedido, onde serão exibidas todas as informações do pedido e seu status atual:

    Informações dos Pedidos

    2.3 – As regras de status do pedido são as seguintes:

  • 2.3.1 – Pedido realizado: Pedido processado no portal, pendente de integração com o Protheus, nesta etapa o pedido pode ser cancelado pelo cliente.
  • 2.3.2 – Pedido em Processamento: Pedido integrado com o Protheus, aguardando confirmação pela unidade, nesta etapa o pedido ainda pode ser cancelado pelo cliente, a partir desta etapa em caso de cancelamentos será necessária a comunicação com a Fábrica para execução do processo.
  • 2.3.3 – Pedido Liberado: Pedido confirmado pela unidade em processo de separação.
  • 2.3.4 – Em Carregamento: Pedido com agenciamento feito em processo de carga.
  • 2.3.5 – NF Emitida: Pedido Faturado.
  • 2.3.6 – Em transporte: Pedido saiu da unidade.
  • 2.3.7 – Ao selecionar um pedido “entregue” o cliente poderá baixar a nota fiscal e/ou boleto (se estiver pendente) caso já tenha sido pago, não faz mais necessária a impressão


  • Informações dos Pedidos

  • 2.3.8 – Entregue: Após dez dias o pedido CIF mudará o status para entregue, pedidos FOB após a emissão da nota já passara ao status de entregue visto que não podemos controlar o frete que veio do motorista contratado pelo cliente.
  • 3 - Financeiro

    3.1 - Financeiro:

    O portal tem algumas funcionalidades de apoio ao cliente para segundas vias de boletos, notas fiscais (Danfe ou XML) ou retirar o extrato financeiro.

    3.2 – Na aba Financeiro o cliente poderá visualizar os boletos de acordo com o filtro e realizar o download no campo marcado abaixo:

    3.2.1 – O filtro é dinâmico, então podemos filtrar de acordo com a necessidade, por data, número de título, parcela, valor ou concatenando essas informações.

    Informações dos Pedidos

    Obs: Lembrando que os boletos vencidos tem que ser atualizados pelo Financeiro e no portal o mesmo sairá com o valor original, esta previsto para as próximas releases que o Portal calcule o encargos devido e gere o boleto atualizado para o cliente.

    3.2.2 – Após a aplicação do filtro será exibida uma caixa no canto direito da tela, informando se o titulo foi pago ou uma caixa de download, onde significa que o título ainda não consta como pago na nossa base, lembrando que os bancos pedem até 03 dias úteis para enviar a informação de pagamento para o credor, caso o título tenha sido pago com prazo maior que 03 dias úteis, por gentileza entrar em contato com a unidade.

    Informações dos Pedidos

    Exemplo de boleto baixado do Portal:

    Informações dos Pedidos

    3.3 – Também é possível realizar o download da Danfe ou XML de uma determinada nota fiscal na aba “Danfe/XML”, selecionando o a nota filtro e clicando nos ícones listados abaixo.

    Danfe/XML

    3.4 – Na aba extrato financeiro podemos listar todos os títulos emitidos estando nos status de em aberto, pagos ou vencidos. Desta forma selecione o período que deseje fazer o filtro e clica em “filtrar”.

    Filtro

  • 3.4.1 – Exemplo de extrato financeiro:

    Extrato Financeiro